Apesar de atender aos pacientes também fazer parte do trabalho da recepcionista da clínica, essa também é uma das funções da secretária. Marcar, confirmar e remarcar consultas com antecedência, assim como passar os pacientes do dia para o médico responsável são apenas algumas dessas funções. As funções de uma secretária podem ser um pouco nebulosas quando falamos de uma clínica médica. Algumas responsabilidades podem ser divididas com outros colaboradores, como as recepcionistas. A área é responsável por analisar o paciente por completo uma vez que conhece o corpo como um todo e com profundidade e dessa forma também indicar o melhor tipo de tratamento e a procura por um especialista em específico se necessário.
- Deve estar sempre atento aos resultados de exames por conta dos falso-positivos e preparado para eventuais emergências.
- Uma boa forma de praticar o atendimento humanizado é utilizar comunicação não-violenta, uma prática que busca realizar a comunicação para resolver conflitos e promover a paz.
- Acompanha o paciente durante sua estadia no pronto-socorro, observa como ele reage ao tratamento e é responsável pela liberação (ou “alta”) quando não há mais situação de risco.
- Estruturalmente, o estabelecimento precisa adaptar-se para bem receber o público, pensando nos possíveis incômodos e dificuldades que o indivíduo esteja passando.
- Por isso, muitos tem visto o investimento em clínicas integrativas, ortomoleculares e de nutrologia como uma solução.
Gerenciar a agenda da clínica é uma das principais responsabilidades de uma secretária médica. A Support Health ajuda mais de 2000 clínicas e consultórios a organizar seus processos, por meio de ferramentas de gestão, mentorias estratégicas e treinamentos. Assista essebate-papoque a nossa Diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, teve com o consultor em gestão de clínicas, Diego Mello. A ideia é fazer um check-list para que nada primordial seja deixado de lado, levando em conta que os imprevistos certamente surgirão no decorrer do dia. Dessa forma, tendo tudo planejado, é possível encontrar tempo para desenvolver todas as atividades sem colocar o atendimento ao paciente em segundo plano. Além disso, os profissionais da recepção podem usar a sala de espera para proporcionar mais conforto e bem-estar ao paciente enquanto ele aguarda pelo seu atendimento ou do familiar.
Qual A Especialidade Do Clínico Geral?
E a clínica médica, como um grande braço da medicina, também tem a incumbência de se atualizar e acompanhar as inovações do mercado. Caso contrário, o profissional perde espaço para outros que seguem os estudos e, consequentemente, perde clientes. Os diferentes casos clínicos merecem uma atenção específica, proporcionando um tratamento mais eficiente para cada um.
O Que Faz Um Clínico Geral?
Assim, a principal diferença entre eles é o tipo de atendimento realizado. Nessa profissão, é fundamental que o recepcionista saiba compreender que as frustrações, dores e chateações muitas vezes causadas por alguma doença pode levar a pessoa a agir de forma rude e áspera. Contudo, ainda assim o profissional deve manter-se imune à situação, entendendo que muitas vezes o paciente precisa somente de uma palavra de conforto e respeito.

Porém, para ser promovida rapidamente, é preciso alcançar outras habilidades. Por isso, as recepcionistas estão constantemente preocupadas em melhorar suas habilidades e crescer na profissão. Porém, a jornada para esse crescimento pode ser complexa e nebulosa no começo. Além disso, há recepcionistas que fazem muito mais do que as tarefas cotidianas da recepção, se encarregando da administração da clínica como um todo. https://pontodesaude.com.br/doppler/volta-redonda-rj/ são conhecidas como “cartão de visita” porque realizam o primeiro contato com o paciente. Assim, aos poucos, a especialização de Medicina Geral de Família e Comunidade ocupa o "espaço" da Clínica Médica na estruturação da pós-graduação ou especialização.
